2ª ATIVIDADE
Fazer uma reflexão sobre a IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO.
“Os meios eletrônicos permitem a interação com diferentes formas de representação simbólica: gráficos, textos, notas musicais, movimentos, ícones, imagens”.
Novas Tecnologias, Velhas Metodologias
http://www.pedagogia.com.br/artigos/novastecnologias/
“Que mudanças tecnológicas ocorreram entre o passado quando o professor passava no quadro e o aluno copiava e repetia na prova?”
Hoje com os recursos tecnológicos ganhando cada vez mais espaço na educação, o professor chega à sala e projeta os textos na parede e pronto, aula dada. Mas será que é só utilizando desse método que ele consegue passar algum conhecimento para seus alunos? E aqueles alunos que trabalham o dia inteiro e a noite vão para a escola em busca de uma formação e não recebe se quer um texto para leitura, será que eles aprendem algo?
As inovações tecnológicas usadas na educação são formas de aumentar a qualidade de ensino, mas o fato delas estarem presentes em sala de aula, não significa garantia de uma educação melhor. Data show, TV entre outros recursos não são sinônimos de estar educando nem aprendendo. Eles são meios de enriquecer o ambiente educacional, propor interação entre professore e aluno e aumentar o conhecimento sobre a utilização dessas novas tecnologias.
Geralmente essas novas tecnologias estão sendo utilizadas nas escolas com o ensino tradicional, aquele onde o professor entra em sala, fala, fala e fala e o aluno tem que se virar para aprender. Não há um momento para discussão entre os alunos. Quando acontece isso, é o que chamamos de o “antigo” travestido de “moderno”.
A tecnologia eletrônica em sala de aula deve ser utilizada para aumentar a aprendizagem dos educandos, criar um ambiente de reflexão, debate e construção de um novo pensamento crítico e conhecimento sobre a importância dessas inovações na educação.
Novas Tecnologias, Velhas Metodologias
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“Que mudanças tecnológicas ocorreram entre o passado quando o professor passava no quadro e o aluno copiava e repetia na prova?”
Hoje com os recursos tecnológicos ganhando cada vez mais espaço na educação, o professor chega à sala e projeta os textos na parede e pronto, aula dada. Mas será que é só utilizando desse método que ele consegue passar algum conhecimento para seus alunos? E aqueles alunos que trabalham o dia inteiro e a noite vão para a escola em busca de uma formação e não recebe se quer um texto para leitura, será que eles aprendem algo?
As inovações tecnológicas usadas na educação são formas de aumentar a qualidade de ensino, mas o fato delas estarem presentes em sala de aula, não significa garantia de uma educação melhor. Data show, TV entre outros recursos não são sinônimos de estar educando nem aprendendo. Eles são meios de enriquecer o ambiente educacional, propor interação entre professore e aluno e aumentar o conhecimento sobre a utilização dessas novas tecnologias.
Geralmente essas novas tecnologias estão sendo utilizadas nas escolas com o ensino tradicional, aquele onde o professor entra em sala, fala, fala e fala e o aluno tem que se virar para aprender. Não há um momento para discussão entre os alunos. Quando acontece isso, é o que chamamos de o “antigo” travestido de “moderno”.
A tecnologia eletrônica em sala de aula deve ser utilizada para aumentar a aprendizagem dos educandos, criar um ambiente de reflexão, debate e construção de um novo pensamento crítico e conhecimento sobre a importância dessas inovações na educação.
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