1ª ATIVIDADE
O fato de que imagens e informações estão disponíveis, ao mesmo tempo, em praticamente todos os lugares do planeta, por intermédio dos meios eletrônicos de comunicação não significa necessariamente que esteja ocorrendo um processo de democratização.
Faça uma reflexão sobre esta afirmação.

Pense na seguinte situação: Ana mora em Brasília e conversa frequentemente com Paulo que mora em Tóquio.
Décadas atrás isso seria impossível. Hoje não! Foi só a Internet chegar e as fronteiras entre a comunicação foram quebradas.
As chamadas tecnologias de informação e comunicação possibilitaram um maior trânsito de informações, novas formas de educação e geram novas formas de produzir conhecimento. Mas isso não significa que o acesso a elas seja oferecido a todos.
Podemos até falar que cada vez mais pessoas têm acesso as novas tecnologias, mas boa parte ainda não sabe ligar um computador. Vários são os fatores que contribuem para tal situação. O Governo Federal, por exemplo, não tem recursos suficientes para tornar possível a todas as pessoas de classe baixa o acesso aos recursos tecnológicos. Existe uma série de fatores que devem ser pensados em primeiro lugar, como moradia, saneamento básico, saúde entre outros.
O que já é feito e dever cada vez mais incentivado, são os programas de inclusão digital. Com isso mais oportunidades de inserção das pessoas carentes surgirão e mais uma vez a figura do Educador vai está aparecendo como agente transmissor do conhecimento.

0 comentários:

Postar um comentário