7ª ATIVIDADE
De que maneira a TV pode contribuir com a Pedagogia na formação de indivíduos críticos? Como podemos trabalhar esse recurso midiático com alunos dos anos iniciais do ensino fundamental?


Com certeza a TV é um dos meios de comunicação mais usados em todo o mundo. O fato é que muitas vezes ela é vista como um recurso manipulador e veiculador de conteúdos de baixo nível. Entretanto, há aqueles que utilizem dela para incrementar os conteúdos ministrados em sala de aula.
Pela televisão são passadas milhões de informações, umas com mais conteúdos, outras com mais entretenimento e aquelas que não acrescentam em nada.
O educador ao agregar a TV como um instrumento de auxílio no processo de ensino-aprendizagem deve estar preparado para os mais diversos fenômenos sociais propagados por ela. Ainda mais se seus alunos estiverem nas séries iniciais do ensino fundamental, fase em que estão começando a formar suas próprias identidades ou do grupo que pertencem.
Não só o professor deve se preocupar com a inserção da TV dentro do ambiente escolar, a escola também. Esta pode utilizar o material veiculado como uma forma de produção de conhecimentos, de uma reflexão crítica acerca do conteúdo ministrado.
Além disso, muitos programas da TV estão substituindo a transmissão de conteúdos escolares, um exemplo são os telecursos. Cabe então a escola e ao professor analisar se tais recursos estão atendendo aos objetivos pedagógicos ou se estes, implicitamente estão passando algum tipo de mensagem ideológica. É necessário também, que a utilização desse recruso seja aceita por todos dentro da escola e que não se perca o objetivo central, que é tornar o ensino mais moderno e formar cidadãos mais críticos e preparados para os desafios da vida.

0 comentários:

Postar um comentário