1ª ATIVIDADE
O fato de que imagens e informações estão disponíveis, ao mesmo tempo, em praticamente todos os lugares do planeta, por intermédio dos meios eletrônicos de comunicação não significa necessariamente que esteja ocorrendo um processo de democratização.
Faça uma reflexão sobre esta afirmação.


A internet oferece possibilidades de inclusão informacional e cognitiva que merecem ser levadas a sério. Neste sentido, a inclusão digital traria a possibilidade de reduzir a exclusão política, em direção ao efetivo exercício da cidadania.
Inclusão Digital ou infoinclusão é a democratização do acesso às tecnologias da Informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação. É também simplificar a sua rotina diária, maximizar o tempo e as suas potencialidades. Um indivíduo incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza a linguagem do mundo digital para trocar e-mails, mas aquele que usufrui desse suporte para melhorar as suas condições de vida.
Para esta acontecer precisa de três instrumentos básicos que são: computador, acesso à rede e o domínio dessas ferramentas, pois não basta apenas o cidadão possuir um simples computador conectado à internet que iremos considerá-lo um incluído digitalmente. Ele precisa saber o que fazer com essas ferramentas.
Entre as estratégias inclusivas estão projetos e ações que facilitam o acesso de pessoas de baixa renda às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). A inclusão digital volta-se também para o desenvolvimento de tecnologias que ampliam a acessibilidade para usuários com qualquer tipo de deficiência.
Dessa forma, toda a sociedade pode ter acesso a informações disponíveis na Internet, e assim produzir e disseminar conhecimentos. A inclusão digital insere-se no movimento maior de inclusão social. É um dos grandes objetivos compartilhados por diversos governos ao redor do mundo nas últimas décadas.
Em termos concretos, incluir digitalmente não é apenas “alfabetizar” a pessoa em informática, mas também melhorar os quadros sociais a partir do manuseio dos computadores. Como fazer isso? Não apenas ensinando o bê–á–bá do informatiquês, mas mostrando como ela pode ganhar dinheiro e melhorar de vida com ajuda daquele monstrengo de bits e bytes que de vez em quando trava.

0 comentários:

Postar um comentário